A terapia infantil é indicada em diversas situações, porém muitos pais, responsáveis, professores apresentam dúvidas em relação ao trabalho realizado pelo psicólogo. A psicoterapia pode auxiliar a criança nos problemas cotidianos, traumas, dificuldades de aprendizagem, déficits no desenvolvimento cognitivo e/ou emocional, entre outros.
.
É fundamental o entendimento do que levou à criança para o consultório (motivo do encaminhamento), quem está solicitando esta avaliação profissional (pais, responsáveis, escola, pediatra, etc.) e o histórico daquela criança para que seja realizado um plano terapêutico adequado.
.
Outra questão de suma importância é a existência da empatia entre o psicólogo e a família, para que o processo terapêutico evolua da forma mais saudável possível, possibilitando o engajamento dos pais/responsáveis no tratamento, já que estarão confiando seu (sua) filho (a) a este profissional.
.
Uma infinidade de recursos, técnicas, livros, atividades estão disponíveis para a terapia infantil, que vai muito além de brincadeiras, jogos e conversas no ambiente terapêutico.
.
Psicóloga Karen Luana Malessa Querotti
CRP 07/23609