Responsividade e controle (também conhecidos como afeto e limites) são considerados duas grandes dimensões da educação infantil. O afeto proporciona amor, carinho, aproximação e compreensão dos sentimentos dos filhos, proporcionando confiança em um relacionamento seguro. Os limites dão às crianças a noção de responsabilidade pelos seus atos e suas consequências. Porém, precisamos estar atentos a maneira adequada de impor limites, já que muitos pais utilizam ameaças e castigos físicos desproporcionais para educar seus filhos.
🌈
Educar as crianças com práticas indutivas(levam a criança a fazer algo através do diálogo) pode ser mais produtivo do que com práticas coercitivas (as crianças são obrigadas a fazer algo por medo), como ameaças e castigos físicos.
🌈
O estilo educativo diz respeito ao padrão de condutas utilizadas pelos pais na educação dos filhos:
☁️
Estilo autorizante: pais que dão muito afeto e também têm bom controle sobre os filhos.
☁️
Estilo autoritário: pais que demonstram muito controle e pouco afeto.
☁️
Estilo indulgente: demonstram pouco controle, porém são afetivos com os filhos.
☁️
Estilo negligente: são aqueles que demonstram pouco controle e pouco afeto aos filhos.
🌈
Na terapia infantil é necessário e importante trabalharmos estilos parentais com os pais, para que juntos possamos auxiliar a criança no processo terapêutico, visando relações saudáveis nos ambientes familiar, escolar e social.
🌈
E você, identificou qual é seu estilo? Será que é o mais adequado?
🌈
Boa semana a todos! 🍀
.
Fonte: WAGNER, Adriana e cols. Desafios Psicossociais da Família Contemporânea – Pesquisas e Reflexões. Porto Alegre: Artmed, 2011.
.
Psicóloga Karen Luana Malessa Querotti
CRP 07/23609

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *